segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Raid da Meia Noite de Bento Gonçalves 2001

Bem, depois de 28 horas de vigília e 16 de sono reconfortante, vamos aos fatos!
Essa prova prometia....noturna, na serra, entrado do inverno, tempo nublado com chuvas esparsas, Niveistein com acessórios novos....Uma receita perfeita para......PROBLEMAS! :o)
E foi o que tivemos, problemas e mais problemas. A prova acabou e começou para nós incontáveis vezes e mesmo assim foi a melhor prova ou trilha que já fiz. ADOREI! (locução de macho da fronteira nestas maiúsculas, por favor! :o) )
Foi assim, o primeiro problema foi com o Compass, inexplicavelmente estragado durante a semana, tive que enviar para a fábrica em SP. Gentilmente, o Estima nos cedeu a sua máquina e pudemos retomar os planos de competir. Instalamos o Compass no Niveistein na sexta de madrugada, para nos prepararmos fisicamente para atravessar a madrugada seguinte na prova. tudo Instalado e testado fomos dormir pelas 3 da manhã de sábado com o frio comendo solto já em Porto Alegre.
No sábado o Chico deveria passar pra me pegar as 18 h, mas como de praxe, chegou as 19 h. Tudo tranqüilo até então e dentro do normal. :o) Levei minha lanterninha de cabeça para a navegação e uma outra com haste flexível para a emergência na planilha, a bateria do 3x4 de reserva, caso o alternador do Niveistein não desse conta do conjunto de faroletes instalados para a prova, o cambão e uma corda para reboque. Já na saída de minha casa o Niveistein começou apresentar problemas estranhos de carburação em alta. O Chico disse que já era um sintoma conhecido mas que havia melhorado antes da passagem da viatura pelo mecânico durante a semana, logo este item havia sido negligenciado.... Grande erro....
Para numa lojinha para trocar o filtro de combustível. Fizemos o reparo na calçada a luz de candeeiro, ou quase isso.... :o)
Demos partida e os sintomas prosseguiam.....Resolvemos levar a um mecânico para desmontar o carburador e resolver a situação, depois de muito rodar pelos caminhos complicados das obras de Poa chegamos ao mecânico que nunca esteve mais de algumas quadras do nosso alcance mas sempre com uma norma de trânsito de distância.... :o) Como diriam alguns Niveiros: Viva o PT! Mas isso é outro papo....
Chegamos na oficina e um camburão da Brigada Militar ocupava o lugar de conserto, ficamos aguardando pacientemente o final do serviço para darmos "baixa " no Niveistein....A esta altura resolvi dar início aos trabalhos de navegação, programando do Compass com a planilha pega na internet, já que a prova iniciaria a meia noite e já eram mais de 20:30 e ainda estávamos em Poa.
O diagnóstico mostrou que o Nivestein não é adepto de revestimentos de cuba de carburador a álcool em sua dieta e em represália entupiu os esguichos, que por sinal estavam invertidos....Uma solução rápida foi providenciada e pudemos finalmente nos lançar ao asfalto em direção a serra gaúcha.
Já eram mais de 21 h quando entramos na estrada para uma viagem tranqüila. Tomamos um refri acompanhados de salgadinhos do noivado de minha irmã com o irmão da minha namorada, que ocorria sem a minha presença! Prioridades são prioridades! :o)
Quase na chegada de Bento o Chico nota alguma coisa estranha.....outra..... O sensor do Compass parecia ter parado....Como o equipamento vinha desligado para economizar bateria, religuei o mesmo para testar e...NADA! Nem uma marcaçãozinha!!!!! Seguimos meio perdidos até o local da largada para investigar melhor a situação, rezando para que fosse apenas um problema de acoplamento do sensor...
Chegamos na ExpoBento, local da largada por volta das 22:30h e fomos verificar o problema do Compass....cabo do velocímetro quebrado! Putz! Acabou a prova!
Procuro o pessoal da inscrição para pedir ajuda e descubro que este local não é o mesmo da largada! Aliás, é bem longe! Mas eles já estão vindo para cá....porque encerraram as inscrições.....
Bem, vamos por partes, vocês conhecem alguma autopeças que possa nos ajudar? Precisamos de um cabo de velocímetro novo!
Qual o jipe de vocês?
Um Niva.....
Niva? Acho difícil......
Mas o cabo de é de passat! :o)
Bom, pode ser.....vai lá no Rinaldi.
Sim, mas onde?
Ali, saindo da Fenavinho.
Sim, mas onde exatamente?
Dobra a esquerda na sadia e depois a direita lá embaixo e é logo em seguida!
Ahhhhhh........tá........eu acho.......
Iríamos descobrir que informações não é definitivamente o ponto forte dos Bento Gonçalvinos, ou será Gonçalvinhos? :o)
Fomos atrás da auto peças e com mais algumas informações chegamos e ao local. O dono da loja foi extremamente atencioso e nos atendeu prontamente. Começamos a operação troca cabo mais uma vez no meio da calçada e sob a luz de lanterninhas de planilha.....
Nisso o Chico descobre que esqueceu o tapete de borracha do Niva na Expobento, pois havia colocado no chão para deitar em baixo do Niva....Seria a primeira de muitas perdas daquela noite.....
Colocado o cabo, testado o equipamento voltamos para o local de largada, mas antes paramos para abastecer....Coisa simples.....será?
Terminado o abastecimento vem o Ruphental, carro N 1, nos pedir ajuda, sua Pagerinho estava com problemas nos 4 faroletes. Fomos ajudar e fuçamos em tudo que foi possível. Com o multiteste víamos que havia energia chegando em todos os faroletes, que todos estavam bons e que nenhum funcionava!
Resolvemos testar o aterramento do quebra mato onde os faroletes estavam instalados e descobrimos que o quebra mato estava com 12V!
Tentamos resolver o problema mas nada deu certo e já eram 23:30h! Falei para o Chico que precisamos fazer a inscrição e a aferição do Compass e saímos, ou melhor tentamos..... O Chico havia deixado os faróis acesos e o Niva negava-se a pegar....tentamos empurrar e nada....já no meio da rua resolvemos fazer uma ponte com minha bateria que estava de reserva no porta malas, o que deu certo. Ufa!
Fomos para a Expobento mais uma vez e na entrada um guarda examinava os documentos de um CJ....a fila aumentando, o transito engarrafando e o seu guarda ali, olhando placa, IPVA.....no meio do portão....Finalmente liberou o cara e nós fomos entrando quando a autoridade veio nos cobrar os faróis acessos, explicamos que estavam apagados para economizar bateria, e ele perguntou assintosamente:
Agora vão querer andar sem farol de noite, é?
Eu, que estava incrivelmente calmo até aquela hora, respondi no mesmo tom:
Não, só o tempo que ficamos esperando no meio enquanto tu trancava o trânsito!
O Chico, foi arrancando devagarinho enquanto o seu guarda me olhava com olhos vermelhos e falando umas palavrinhas apaziguadoras....
Chegamos para fazer a inscrição! Pegamos os adesivos, camisetas e a planilha. Tudo pronto? Que nada, faltava aferir o Compass para a prova. Peguei a planilha de aferição e fomos embora novamente! Comecei a seguir planilha ao contrario, pois estávamos no ponto final da aferição e quando tudo ia bem chegamos numa rua de mão única! Tentamos desviar mas era impossível retornar ao percurso. Saímos então a caça do ponto de início da planilha. Rodamos um pouco e pedimos informações algumas vezes até achar o local.
Era um posto onde seria o neutro da noite e a chegada. Comecei a mexer no Compass, sem o manual, para programar a largada, já que este equipamento era diferente do meio para isto....tentei várias vezes até que desisti deixando nosso horário de largada com estranhos 10 minutos de diferença da hora correta.
Demos inicio a aferição, tudo indo bem até que o equipamento dispara o primeiro trecho da planilha e corrige o odômetro, tento parar a máquina mas não tem jeito....para ela a prova havia começado!
Deixo a aferição como estava, afinal estava praticamente zerada até ali e vamos para a largada pela terceira vez. Chegamos na Expobento as 00:15h e passamos por alguns jipes que já estavam largando.
Estacionamos esperando nossa vez e saiu a cata de alguém com equipamento igual ao nosso para me explicar o procedimento de largada. Acho um jipe com Compass 99 e peço ajuda, havia feito tudo certo, mas os 10 minutos de diferença não procediam até que o piloto do outro jipe mata a charada, por algum motivo, o Compass já estava somando o tempo do primeiro deslocamento no tempo de largada....Tudo pronto, vou atrás de um banheiro para tirar a água do joelho e nada! Menos de 5 minutos pra largar e aquela sensação horrível, ainda mais no frio! Acho um cantinho escuro sem ninguém e me alivio! :o)
Volto pro carro, chamo o Chico, ponho o capacete, sento no Nivestein e olho no relógio 00:39 h. Nosso horário de largada? 00:41 h!!!!!
É isso! Lá vamos nós! Largamos e, por mais incrível que pareça, não errei a primeira referencia! :o)
Seguíamos tranqüilos a planilha quando um estranho cheiro de embreagem queimada tomou o ar num neutro depois de uma subida forte. O Chico jurava que não tinha usado embreagem na subida, logo não sabíamos o que poderia ser....Seguimos a prova levantando a questão do cheiro poder ser dos faroletes. E eram....resolvemos então economizar este item, usando apenas quando necessário. Passados pouco minutos de prova, com tudo indo certinho apesar da forte neblina nos deparamos com um engarrafamento enorme! Praticamente todos os jipes do raid em fila numa pirambeira esperando para passar num obstáculo. Poucos conseguiam superam a forte subida cheia de lama e buracos sozinhos necessitando assim da ajuda da organização.
Perdemos uns 20 minutos neste ponto até retornarmos a prova. Quando estávamos no tempo novamente tivemos um probleminha, caímos num buraco e ficamos realmente presos. A roda dianteira direita havia sumido na vegetação do lado da estrada e a traseira esquerda estava no ar.....
Tentamos tirar o Niveistein da enrascada de todas as formas. No motor não ia, pois duas rodas estavam no ar, hi lift não tinha onde colocar e guincho com hi lift era a solução ao nosso alcance. Tentamos com a cinta mas não tinha árvore para ancoragem, peguei então minha corda e começamos a operação. Quando chego mais perto para ver o progresso do trabalho me deparo com meu piloto macaqueando arduamente o hi lift.....com o gancho do Niva ancorando o pé do mesmo e a cinta presa na outra extremidade....DA MESMA PEÇA!!!!!
Calmamente, ressaltei erro do meu piloto e desistimos da tentativa. Fomos então tentar a mesma idéia na traseira do Niva. Quando estávamos quase iniciando a operação o som musical de um escapamento aberto de CJ ecoa na noite!
Grito pro Chico: Junta tudo e prepara a cinta pra nos puxarem! Fui buscar a corda que havia ficado amarrada na árvore na tentativa pela frente enquanto o Chico guardava o hi lift. Quando o jipe chegou atrás de nós já estava com a cinta esticada acenando e o Chico com o ré engatada pronto para agir! Precisamos de vários trancos do CJ para sair do buraco, o que nos mostrou que iríamos dormir ali se o cara não aparecesse. Estávamos 20 minutos atrasados e a prova havia acabado para nós, de novo! :o)
Fomos embora recuperando o tempo perdido quando possível, pois correr de noite ao lado de abismos é muita emoção para nossa equipe. Conseguimos recuperar o tempo mais uma vez quando surgiu um subida com pedras soltas grandes e muita lama no caminho. A síndrome de subidas se abateu sobre a equipe e não conseguimos passar. Desci e comecei a tirar as pedras maiores do caminho e balançar o Niveistein para os lados na busca de tração. Não resolveu....tomado por uma forte decisão de não ser vencido por outro subida da serra gaúcha, o Chico disse para eu me afastar e meteu com os dois pés! Veio subindo e saltando e eu correndo atrás gritando: Não pára! Não Para!
Vencemos o obstáculo mas o Niveistein sofreu avarias. Parecia ser a homocinética interna que pedia clemência no silêncio da madrugada. Uma rápida olhada mostrava uma fumacinha saindo da mesma, indicando o aumento de temperatura da mesma provocado pelos estragos. Sem ter o que fazer, seguimos em frente com o Niveistein gemendo pela noite. Estranhamente, em terreno plano o barulho parou e só iria se manifestar novamente em subidas mais acentuadas.
Novamente saímos em busca dos minutos perdidos. Erramos o trajeto por eu folhear duas páginas juntas da planilha e nos perdemos um pouco. Conseguimos achar o caminho novamente e fomos subindo em trilhos de trem, atravessando um túnel pelos trilhos, cruzando riachos e um rio. Tudo ia bem e o tempo estava finalmente zerado quando surge um Engesa atravessado numa subida. O Engesa havia batido na lateral de rocha da trilha e amassado o para choque contra o pneu o que o impedia de manobrar, pois o volante não alinhava e para trás havia um perau.
Por sinal, enquanto tentávamos resgatar o Engesa um dos tripulantes do mesmo caiu no perau cerca de 4 m! Por sorte não se machucou e pudemos resgatá-lo rapidamente apesar da escuridão.
Depois de várias tentativas com o hi lift conseguimos desentortar um pouco o para choque para o Engesa prosseguir. Estávamos novamente 25 minutos e para nosso azar havia um PC no final daquela subida.
Continuamos nossa eterna busca dos minutos perdidos. Logo em seguida viria o merecido descanso do neutro da noite. Paramos no posto em Bento, demos aquela desaguada, comemos alguma coisa e bebemos uma coca-cola pra acordar. O frio batia forte a esta altura, já eram quase 5 horas da manhã e ainda restavam pelo menos 2 horas de prova. Verificado o local da nova largada, embarcamos e seguimos pela planilha. Novas emoções estavam reservadas para esta etapa da prova. A primeira foi o próprio Niveistein a demostrar novamente sinais de intoxicação alimentar. Começamos a perder força rapidamente até o motor apagou no final de uma subidinha em curva. Para piorar, o motor de arranque mostrou o mesmo problema de 3 Coroas e não dava sinal de vida....Tentei empurrar, mas sozinho nem mexia o Niveistein, o Chico desceu para ajudar e fizemos a curva que da início a uma descida. Quando o Niva começou embalar, saltamos para dentro e o Chico fez pegar no tranco. Fomos indo mantendo a viatura acelerada até que mesmo parado e com o pé no fundo o motor começou a morrer, foi morrendo até apagou inapelavelmente.....
Eu o Chico nos olhamos com aquela expressão já característica: Acabou a prova.....
Ambos olhamos para frente, para a escuridão da noite só iluminada pela luzinha vermelha da bateria no painel indicando o falecimento do russinho. Respiramos fundo e o Chico bateu a chave, o motor pegou e roncou alto! Estava curado! Seguimos, mais uma vez atrasados, mas dessa vez nem tanto! :o)
Logo passamos por um PC e começamos uma subida com um cotovelo no meio. Depois do cotovelo o Chico perdeu o controle e nos atravessamos no trilho cheio de lama. O motor a pagou e não houve jeito de religá-lo. Tentamos empurrar o Niva morro abaixo mas conseguimos passar apenas um eixo pelo trilho de lama, o pneu dianteiro direito ficou bem encaixado no trilho, ficando impossível de mover o Niva entre 2 apenas. Depois de 5 minutos de tentativas o PC que havíamos passado vem em nossa direção com uma S10 com pneu original. Nem conseguiu fazer o cotovelo, ficou atolado ali mesmo. Pelo menos tínhamos mais braços para ajudar. Empurramos o Niva morro abaixo e o Chico conseguiu fazer pegar de novo no tranco. Com alguma dificuldade, conseguiu colocar o Niveistein no trilho novamente e fomos socorrer a S10 do PC, A carregamos por uns 150 m até um local mais plano e fomos embora.
Dei a notícia para o Chico que havíamos perdido o espelho da sinaleira traseira....mais uma perda....
Seguimos com um belo visual. Estávamos acima das nuvens que refletiam a lua cheia e a impressão que tínhamos é que estávamos andando num penhasco em pleno litoral com um oceano abaixo de nós! Indescritível! Quando começou a amanhecer encontramos dois poços de lama seguidos com muita gente reunida para assistir a passagem dos jipes. Atravessamos o primeiro e entramos com vontade no segundo que parecia mais complicado....Atolamos! Imediatamente trouxeram uma cinta para nos tirar...Soubemos mais tarde que o obstáculo na verdade era apenas o primeiro poço, o segundo deveria ter sido abortado por estar impossível de passar, mas alguns engraçadinhos acharam melhor ficar olhando os jipes entrar no poço justamente do local do aborto, fazendo com que todo mundo entrasse direto na lama....Deu uma confusão com a organização.....mas isso foi o de menos para nós....Perdemos apenas uns 3 minutos, o que aquelas alturas já não tinha a menor importância.
Quando saímos do poço percebi que minha lanterna de cabeça estava desligada, fucei um pouco nela e cheguei a conclusão que as pilhas haviam acabado. ainda bem que já tinha luz natural suficiente para ler a planilha e não precisei trocar as pilhas da lanterna.
Agora faltava muito pouco para acabar a prova, começamos uma série de laços, passando várias vezes pelo mesmo local até que erramos uma entradinha, como havíamos apenas entrado errado numa das 3 opções existentes o Chico deu ré com vontade. Era uma descida com muito barro e o Niva deslizou para o lado indo direto numa árvore! Quase ficamos presos na encosta, mas conseguimos sair para frente. Nova tentativa e o mesmo aconteceu, mas desta vez sem a batida na árvore. Já nervoso, o Chico acelerou para frente e batemos noutra árvore mais abaixo. Mais nervoso ainda o Chico rangeu os dentes e acelerou morro acima disposto a passar pela árvore danada por bem ou por mal! Ele conseguiu desviar da árvore mas não o suficiente para permanecer com seu espelhinho....mais outra perda.... Com a seqüência de batidas, descobrimos pelo menos que o para choque original do Niva é mais forte que o de ferro que Chico colocou na traseira! :o)
Seguimos então para o local de chegada onde um café farto e merecido nos esperava. Aguardamos o resultado ansiosos! O Chico deu uma dormida e eu fiquei andando no meio do pessoal, ouvindo as estórias...Quando saiu a passagem dos PC's já fiquei meio desanimado. Não aparecíamos em 5 PC's! Na prova de 3 Coroas, em que abandonamos faltando 1:30 h de prova perdemos 5 PC's e nessa que fomos até o final iríamos pior!
Começou a premiação e pelo menos ganhamos um troféu para a estante: 10º lugar....
ficamos meio frustados, pois apesar de termos andado bastante atrasados durante a prova, muita gente nem acabou e não nos perdemos feio em nenhum momento da prova. Ficou a dúvida como perdemos 5 PC's....Acho que nossa inscrição última hora teve influência determinante na nossa classificação. Se tivéssemos nos inscrito antes, teríamos direito a largar mais ou menos em 32, devido ao nosso 7º lugar em Gravataí, mas como largamos em 40 e chegamos a ficar 25 minutos atrasados, acho que alguns PC's já haviam fechado quando passamos, imaginando que não tinha mais ninguém....Sei lá....
Mas foi isso, valeu Chico, cuida bem do Niveistein que ele tá precisando, coitado.
Valeu, Estima! Sem o equipamento não teríamos nem ido.
Até a próxima, agora de dia!

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