segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Carnaval Uruguai 2002

Resgatando a antiga tradição dos relatos, aí vai o do nosso Carnaval. O lugar escolhido foi o Uruguai. Infelizmente, tivemos que ir de 4x2 pois todo o grupo está desfalcado: eu e a Carol vendemos o Niva mas estou perto de anunciar a nova viatura, o Rui e a Miriam estão colocando diesel no Niva, o Mika e a Roberta estão trocando o motor do JPX por um 2.8 Sprint e o Demian e Tammy estavam sem dinheiro depois de viajar 2000 km de Niva em Janeiro. Sendo assim, nosso grupo de 8 pessoas se dividiu num Corsa, num Pálio e numa Caravan. Saímos sábado de manhã de Porto Alegre com destino a Pelotas, onde encontramoso Mika. Seguimos então até o Chui onde fizemos algumas comprinhas como os muito úteis radinhos tipo FRS e almoçamos numa autêntica parrijada Uruguaya. Dali seguimos em frente e fixamos nossa base no Parque Santa Teresa. Montamos acampamento um pouco antes do por do sol e da chuva fina que caiu para amenizaro calor. Destaques para as proezas de nosso amigo Mika que estava impossível neste dia querendo entrar sem identidade no Uruguai, problema resolvido secretamente por sua esposa Roberta..., e deixando a chave trancada dentro do carro, problema resolvido pelo gatuno Rui Scherer... Depois destas fortes emoções, tentativas de contactar o seguro chaveiro via orelhão uruguaio e uma ou duas garrafas de Nortena fomos à janta onde degustamos saborosos entrecot uruguaio com mais Nortena, papas fritas e ensalada russa. No domingo, visitamos as redondezas do Parque, que incluem o Forte de Santa Teresa, a Laguna Negra e o próprio Parque com suas mais de 5 praias, 10 km de extensão e inúmeras atrações. Teve muita caminhada, alguma escalada em rocha nabeira da praia e contato com a naturaleza. O parque tem um Invernáculo e um Sombráculo maravilhosos, onde pode se ver grande parte da flora da região com espécimes muito interessantes e diferentes do que estamos habituados. Aproveitamos o final do dia para comprar carne para o churrasco da noite. Este estava maravilhoso, segundo os presentes e segundo o modesto assador que escreve este relato! :o) A carne uruguaia realmente é inigualável tanto em macies quanto em sabor. Com muitas estrelas no céu, admirando a claridade daVia Láctea e o som das ondas na praia, fomos dormir, aguardando o próximo dia que seria o da programação mais aguardada. Na segunda feira levantamos temprano e logo após o desajuno nos dirigimos a Aguas Dulces, de onde partem as expedições para Cabo Polônio, o refúgio dos Leões Marinhos. Depois de nos refestelarmos entre tantos 4x4 e 6x6 disponíveis pelas operadoras para realizar a expedição, escolhemos um Reu 6x6 e embarcamos rumo ao nosso destino. O trajeto nem é tão complicado assim, lembrando bastante a estrada do inferno, mas bem mais curto. Cerca de 7 km entre o embarque e o desembarque, o problema é que somente as operadoras podem percorrer esta distância, não sendo permitido o ingresso de veículos particulares. Cabo Polônio é realmente diferente, não exatamente o que esperávamos, mas interessante. Os leões marinhos estavam nas ilhas próximas e pudemos vê-los apenas por binóculos, o farol estava fechado e haviam muitos animais mortos nas pedras impregnando o ar com um aroma um tanto desagradável. Destaque para o almoço a beira mar com filé de peixe e busnetas de algas, típicos da região. Muito saboroso. Retornamos para onde deixamos os carros no mesmo Reu 6x6 que sofreu em alguns pontos de areia mais fofa. Como ainda era cedo, seguimos La Pedrera, mais ao sul. Lugar lindíssimo, com muitas formações rochosas que condizem com o nome do lugar. Os restos de um navio encalhado e as piscinas naturais nas rochas são os atrativos do lugar. Dali seguimos para Punta del Diablo, já retornado a nossa base. Outro lugar com muitas formações rochosas na beira do mar e um movimento intenso de balneário da moda. Muitas fotos, banho de mar para alguns, escalada em rocha para outros e sombra para todos! O calor estava demais! Voltamos ao acampamento direto para o banheiro dos banhos quentes, pois o próximo as barracas tinha somente banho frio. A noite, uma massa coletiva recarregou as energias e colocou todo mundo nos sacos de dormir com um friozinho aconchegante. Na terça o pessoal pegou a estrada e retornou para seus lares, mas eu e a Carol aproveitamos para visitar Punta del Leste. Passamos o dia percorrendo suas praias e atrações como a escultura da mão na areia, o farol, a Marina e os bairros chiques com suas mansões. Aproveitamos e fomos até Punta Ballenas conhecer a Casapueblo, mas o ingresso salgado fez com que nos satisfizéssemos apenas com as fotos do exterior da mesma. Mais fotos e caminhadas pela praia de onde se avista toda a baia de Punta del leste ao fundo e o retorno pelo litoral. Seguindo o GPS, escolhemos vir pelas praias ao invés da Ruta 9 e pudemos ver um pouco mais da beleza daquela costa totalmente recortada e sempre rochosa. No final do dia, banho quente e sopa de feijão para um sono revitalizador. Na quarta retornamos a Porto Alegre, mas não sem antes parar para mais umas comprinhas no Chui! :o) Era isso pessoal, aos nosso companheiros de viagem, nossos agradecimentos pela companhia e até a próxima!